quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FESTA EM DIA DE REIS

Dado o muito mau tempo, os meninos e meninas não foram
Cantar os Reis.
Mas, independentemente disso, puderam festejar o dia com uma agradável festa.
Cerca das 10horas, os meninos e meninas do Jardim-de-Infância e do 1º C.E.B., foram surpreendidos com um óptimo lanche que foi servido no hall do primeiro andar do nosso bloco C.
Depois do lanche as crianças divertiram-se cantando e dançando. Alguns meninos e meninas ofereceram-se para mostrar as suas qualidades de dançarinos(as): sozinhos (as) ou
acompanhados(as)
À tarde, os meninos e meninas que quiseram, comeram um bolo rei fofinho que tinha uma fava. Mas ... antes de comerem, ouviram a
Lenda do Bolo Rei

A LENDA DO BOLO-REI

Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.

Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.

Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo-rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal.

Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.

No dia de Reis recordamos os três Reis Magos, Sábios do Oriente que vieram desde as suas terras até à humilde gruta de Belém. Eles procuravam um Menino que sabiam ser o Salvador do Mundo, para O adorarem e Lhe oferecerem as prendas que traziam: ouro, incenso e mirra. Um chamava-se Gaspar, que significa "o que vai com amor"; o outro chamava-se Belchior, que significa "o que vai suavemente"; e o terceiro chamava-se Baltasar, que significa "o que obedece à vontade de Deus, humildemente".
Fonte: "O Livro do Natal" de Maria Alberta Menéres

A fava do bolo-rei calhou ao professor Rui.

Sem comentários:

Enviar um comentário