terça-feira, 26 de abril de 2011

Porque se festeja o Dia da Árvore?

Já dissemos aqui no blog que 2011 é o Ano Internacional das Florestas
Por isso, nada mais justo do que dedicar o post de hoje ao tema, uma vez que no dia 21 de março se comemorou o Dia Mundial da Floresta. E quando se fala em florestas, é preciso alertar sobre a necessidade urgente de consciencialização e preservação das árvores.

Dia Mundial da Floresta tem a sua origem no ano de 1872. 
A escolha da data justifica-se pelo início da primavera no hemisfério norte, mas também por um acontecimento especial no Estado de Nebraska, ao norte dos Estados Unidos. Foi lá que o jornalista e agricultor Julius Sterling Morton mobilizou a população local para dedicarem um dia em homenagem à árvore, e cada pessoa foi instruída a plantar uma árvore para diminuir a escassez  de algumas espécies (que já acontecia naquela época, em pleno século XIX).
Desde aquela altura, o Dia Mundial da Floresta vem servindo para mobilizar as populações para a importância de se manterem as florestas nos seus estados naturais, conservando-as para garantir a manutenção da vida na Terra. A partir de 1972, a Organização para a Agricultura e Alimentação, ligada à ONU, aprovou o projeto de Julius, tornando este dia, a data oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário