segunda-feira, 25 de abril de 2011

Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World


"Over the Rainbow" (referida muitas vezes como "Somewhere Over the Rainbow") é uma das canções mais famosas do final da década de 1930
Muitos dizem que esta canção personifica as esperanças e sonhos de juventude sobre um mundo ideal de amor e alegria. Foi especialmente escrita para mostrar os talentos de Judy Garland no filme O Feiticeiro de Oz
A sua melodia melancólica e letra simples representam o desejo de uma pré-adolescente de escapar da desesperança do mundo, desde a tristeza da chuva até o brilho de um novo mundo "além do arco-íris" ("over the rainbow"). Expressa a crença infantil de que o "céu" magicamente abrirá uma porta de um lugar "onde os problemas se derretam como gomas de limão" ("where troubles melt like lemondrops").


Uma das versões mais famosas foi a cantada pelo havaiano Israel Kamakawiwo'ole (melhor conhecido, por razões óbvias, pelo apelido de "Bruddah Iz"), do medley do chamado "Somewhere over the rainbow/What a Wonderful World" incorporando um clássico de Louis Armstrong.
Iz, nascido em 1959, foi o mais popular cantor havaiano de todos os tempos. Iniciou a sua carreira musical como integrante do grupo Makaha Sons of Ni'ihau. Em 1993, gravou o seu maior sucesso, "Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World", no segundo álbum de sua carreira solo: "Facing the Future". Infelizmente Israel não gozava de boa saúde; por sofrer de obesidade mórbida, chegou a pesar mais de 300 quilos. Em 1997, aos 38 anos, Iz faleceu devido a complicações cardíacas e respiratórias causadas pela sua doença, causando comoção geral no Havaí, que decretou estado de luto oficial. O vídeo, produzido pela sua gravadora Mountain Apple, exibe cenas do seu velório e também da emocionante cerimónia na qual as cinzas de Israel foram lançadas ao mar, acompanhada por milhares de fãs que foram até Makua Beach a nado, botes ou barcos, a fim de poderem dar o último "aloha" ao seu ídolo.

Sem comentários:

Enviar um comentário