terça-feira, 21 de dezembro de 2010

VISITA AO MUNDO DA LEGO. A SUA IMPORTÂNCIA NAS CRIANÇAS AUTISTAS

Ontem, dia 20 de Dezembro, fomos brincar com LEGO
A história da LEGO começa na Dinamarca em 1932 quando Ole Kirk Christansen resolve fundar uma pequena fábrica de brinquedos de madeira. O nome LEGO vem da fusão de duas palavras em dinamarquês “LEg” e “Godt”, algo como “brinque bem”.
Brincar com lego é uma actividade enriquecedora.
O sistema lego é um brinquedo cujo conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo inúmeras combinações.
Está recomendado às crianças porque estimula a concentração, a criatividade, a motricidade, a orientação espacial, a percepção, a cognição e a imaginação.
O que o lego traz de valor acrescentado é o facto de não estar fechado numa única versão, mas permitir múltiplas variações com o mesmo conjunto de peças.
Ao brincar com o lego, as crianças aprendem encarando desafios e é um sucesso quando encontram a solução.
Nesta visita, os meninos e meninas do Jardim puderam participar/agir de forma livre. Ainda houve tempo para visualizarem um pequeno vídeo sobre a exposição.
Aqui, alguns brinquedos patentes na exposição.

Se queres jogar com peças LEGO, carrega no link que se encontra abaixo

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Legos ajudam a criatividade de crianças com autismo

Estudo publicado “Journal of Applied Behavioral Analysis”

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Uma nova abordagem para ajudar as crianças com transtorno do espectro de autismo a usar a criatividade através da construção de legos foi apresentada no “Journal of Applied Behavioral Analysis”.

Muitas das crianças que sofrem de transtorno do espectro de autismo sentem-se frustradas e inconfortáveis quando lhes é pedido para interromperem actividades repetitivas e criarem algo de novo.

Para este estudo, os investigadores da University of Rochester Medical Center (URMC), em Nova Iorque, EUA, contaram com a participação de seis crianças que tinham entre seis e 10 anos. Cinco das seis crianças apresentavam comportamento restritivo, de acordo com uma escala de avaliação de comportamento preenchida pelos pais ou professores de cada participante.

A abordagem Applied Behavior Analysis (ABA), que procura entender como determinar e mudar sistematicamente um comportamento específico, foi utilizada para que as crianças brincassem com os legos de uma forma mais criativa. As crianças que inicialmente construíam repetidamente a mesma construção começaram a aventurar-se a criar novas construções com diferentes padrões ou formas.

À medida que cada criança conseguia construir uma nova estrutura, os instrutores congratulavam-na pelo sucesso do seu trabalho. No final do estudo, todos os participantes conseguiram alterar a construção de legos que estavam a trabalhar com sucesso.

Meses após as diferentes fases do estudo, os investigadores verificaram que as crianças ainda eram capazes de criar novas construções com cores e formas diferentes.

A autora principal do estudo Deborah A. Napolitano referiu, em comunicado enviado à imprensa, que “ estes resultados abrem caminho para novos estudos de intervenções que procuram melhorar as características sociais e comportamentais das pessoas com transtorno do espectro de autismo”.

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