terça-feira, 9 de novembro de 2010

As nossas Árvores do Outono!

Os meninos e meninas desta sala andavam há já alguns dias a tentar acabar as suas árvores do Outono, mas só hoje, é que a maioria dos meninos acabou.
Querem saber como as fizeram?
Depois de uma prévia conversa com os meninos e meninas, decidimos meter mãos à obra e pensar como fazer uma Árvore de Outono que não fosse a da sala, mas a de cada um deles. Então a ideia surgiu.
Procurámos pedaços de galhos, já secos, de alguns arbustos e de árvores. Depois foi "transformá-los" em árvores pequeninas. Para que pudessem aguentar-se de pé, os meninos fizeram a base com restos de plasticina.
Clica para ampliar
Clica para ampliar
Qualquer árvore precisa de folhas para respirar. Alguns meninos começaram por desenhar folhas em cartolinas com cores outonais e recortá-las. Depois cada um colou as suas folhinhas às suas árvores.
Clica para ampliar
Outros utilizaram uma massa de modelar de secagem rápida. Esta massa seca em poucas horas, e ao ar livre.
Clica para ampliar
Com a ajuda de um rolo de madeira, os meninos e meninas foram amassando até ficarem com uma capa de massa muito fininha. Não foi fácil. É preciso ter muita força!
Clica para ampliar
Depois, com a ajuda de uns moldes de folhas com uma base cortante, cada menino e menina carregou sobre a massa para retirar a folhinha que escolheu.
Clica para ampliar
Às vezes foi preciso utilizar o rolo para bater sobre o molde para que a folhinha saísse.
Clica para ampliar
Depois, com muito cuidado, tiraram as folhinhas uma a uma
Clica para ampliar
Clica para ampliar
e colaram-nas nas suas árvores.
Clica para ampliar
No final, muitos meninos e meninas acabaram as suas árvores de Outono. Mas ainda há quem queira colocar mais folhas. Acredito que com muitas ou poucas folhas, todas as árvores são lindas porque foram "construídas" por
GRANDES ARTISTAS.
Clica para ampliar

Sem comentários:

Enviar um comentário