domingo, 7 de novembro de 2010

O castanheiro, pai das saborosas castanhas.

Com o Outono chegam as castanhas. Mas que árvore é essa que dá as castanhas?
A árvore chama-se castanheiro e vou apresentar-te um que conheço muito bem!
- Olá, sou um castanheiro. Já não sei bem que idade tenho, mas sei que existo há mais de 300 anos! Por baixo de mim já passaram milhares de pessoas e muitos animais. E nos meus ramos já brincaram muitos meninos e meninas, já muitas aves fizeram ninho e imensos buracos.
- Os gaios, por exemplo, fazem ninho entre a minha folhagem abundante.
- Os pica-paus trepam pelo meu tronco, a bicar-me, à procura de insectos (na verdade só me fazem cócegas).
- As perdizes abrigam-se entre as folhas que estão junto às minhas raízes.
- As mães javalis e os seus filhotes, os bacorinhos, vêm junto de mim alimentar-se das castanhas que deixo cair no Outono, e das folhas ainda verdes.
- Coelhos e lebres fazem buracos entre as minhas grandes raízes para se esconderem dos inimigos. Mas, muitos outros visitam-me diariamente como alguns insectos:
joaninhas,
formigas,
vespas e
besouros.
E há também 
esquilos,
corujas,
ouriços-cacheiros,
texugos e
raposas.
- No outono, dizem que fico belo - as folhas tomam tons de castanho, amarelo e vermelho e caem docemente, fazendo do chão um lindo tapete. Por esta altura do ano, gosto de abanar os meus ouriços (sabe-me bem porque eles picam muito!). 
É lá que guardo as minhas castanhas!
Quando os meus ouriços começam a ficar secos, eles abrem e soltam as castanhas que 
se espalham pelo chão. Assim, é mais fácil fazer a colheita.
- Depois de apanhadas, as pessoas comem-nas e fico muito contente por isso. 
Afinal, sinto-me muito útil!
- Assadas ou cozidas, sei que são muito boas. 
Agora, quero dizer-te um segredo: Isto só é possível se respeitares a natureza!

1 comentário: