AOS PAIS
Importância das Áreas/Cantinhos da sala de actividades
Muitas vezes perguntamos: mas porque existem áreas ou cantinhos organizados na nossa sala de actividades? E porque é que são sempre os mesmos?
Pois é, não é só uma questão de organização da sala. Tudo tem um objectivo pedagógico e a organização da sala também tem. No entanto, não devemos cingir-nos apenas à tradicional casinha, garagem, espaço da manta etc. Devemos sempre alargar para outro tipo de áreas de acordo com os interesses que as crianças manifestam nas suas brincadeiras (daí a importância também da observação que nos permite alargar o nosso conhecimento sobre o grupo). Se um grupo de crianças mostra particular interesse em brincar aos cabeleireiros ou aos médicos, devemos desenvolver e aprofundar o seu interesse e o seu jogo criando uma área na sala relacionada com o tema e colocando materiais à sua disposição. No caso do cabeleireiro, colocar tesouras, um busto, escovas, etc. É de grande importância que os materiais à disposição sejam o mais próximo do real para que os meninos tenham experiências mais plenas e mais ricas.
Pois é, não é só uma questão de organização da sala. Tudo tem um objectivo pedagógico e a organização da sala também tem. No entanto, não devemos cingir-nos apenas à tradicional casinha, garagem, espaço da manta etc. Devemos sempre alargar para outro tipo de áreas de acordo com os interesses que as crianças manifestam nas suas brincadeiras (daí a importância também da observação que nos permite alargar o nosso conhecimento sobre o grupo). Se um grupo de crianças mostra particular interesse em brincar aos cabeleireiros ou aos médicos, devemos desenvolver e aprofundar o seu interesse e o seu jogo criando uma área na sala relacionada com o tema e colocando materiais à sua disposição. No caso do cabeleireiro, colocar tesouras, um busto, escovas, etc. É de grande importância que os materiais à disposição sejam o mais próximo do real para que os meninos tenham experiências mais plenas e mais ricas.
Sem comentários:
Enviar um comentário