domingo, 20 de fevereiro de 2011

VISITA DE UM APICULTOR

Na sexta-feira passada, dia 18 de Fevereiro recebemos a visita de um amigo chamado Sr. Jardim e cuja profissão é APICULTOR. Ele faz parte da Associação de Apicultores das Terras do Antuã.
Foi o Sr Luís, o pai da Beatriz Lopes da nossa sala, quem propôs esta vinda à escola (biblioteca).

O que é um APICULTOR?
Um apicultor é um criador de abelhas que se dedica a retirar das abelhas o mel, a cera e o própolis.
O Sr Jardim trouxe tudo o que era necessário para poder explicar aos meninos e meninas do pré-escolar e do primeiro ciclo, como é o mundo fascinante das abelhas: favos de cera construídos pelas abelhas, mel, uma colmeia, uma vela feita com a cera que as abelhas produzem e ... abelhas,muitas abelhas! Estas estavam dentro de uma estrutura em acrílico, para que não pudessem fugir ou picar qualquer um dos meninos.
Mas antes do Sr Jardim começar a falar, um menino do 4º ano, o António, vestiu a roupa de apicultor e entrou na biblioteca, onde estavam todos os meninos e meninas.
O nosso professor convidou todas as professoras do 1º ciclo para assistirem assim como todos os nossos colegas do 1º ano ao 4º ano.
Quase no final todos os que quiseram puderam provar o mel numa tosta. A maioria gostou.
O Sr Jardim informou que era mel de eucalipto, ou seja, as abelhas que construiram este mel foram procurar o pólen aos eucaliptos.
Aqui vemos os favos de cera construídos pelas abelhas. No interior desses favos esteve o mel.


Agora a observação directa das abelhas. infelizmente a abelha rainha não veio. Se tivesse vindo ela distinguia-se das outras porque é avermelhada e comprida. (Acho que se fosse laranja também era bonita!)
A atenção e a alegria no rosto de cada criança revela bem o gosto que tiveram nesta experiência.
Antes de voltarmos às salas de aula/actividades, o Sr Jardim ofereceu a cada menino um pequeno frasco com mel assim como a cada professora.
Obrigado Sr Jardim e Sr Luís. Todos os meninos e professores agradecem a vossa partilha. Um especial agradecimento à Associação de Apicultores das Terras do Antuã

Sem comentários:

Enviar um comentário